Data

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CASAMENTO NÃO É BRINCADEIRA

Pr. Edison Queiroz
"22 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25 Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28 Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30 pois somos membros do seu corpo. 31 "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". 32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito." Efésios 5:22-33
Este é um texto clássico da Bíblia, referente aos deveres conjugais. Não somente se refere a esses deveres, mas também deixa bem clara a importância do casamento, comparando-o com o relacionamento entre Cristo e a Igreja.
A Bíblia afirma que um dia haverá um grande casamento entre Cristo e a sua Igreja. Regozigemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou (Ap 19:7). O Senhor Jesus Cristo deixou isto bem claro em duas parábolas: a primeira mostrando ue todos são convidados, mas poucos entrarão na festa do casamento (Mt 22:1-14). A segunda fala sobre a noiva estar preparada e vigilante para o dia do casamento (Mt 25:1-13).
No texto citado de Efésios, o apóstolo Paulo apresenta algumas verdades importantes:
                                                                                                   
1. CRISTO É O CABEÇA DA IGREJA, E O MARIDO DEVE SER O CABEÇA DA MULHER.
"23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos." Ef 5:23-24
Cristo é o líder da Sua igreja, que é a manifestação do Reino de Deus aqui na terra. A submissão da igreja a seu cabeça, Cristo, é fundamental para a preservação e avanço do Reino.

2. CRISTO AMOU A SUA IGREJA E SE ENTREGOU POR ELA.
"25 Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela." Ef 5:25
A obra de Cristo na terra foi a maior demonstração de amor em toda a história do universo. A encarnação, vida, sacrifício, ressurreição e ascensão de Cristo foram resultado de amor e entrega, para o resgate da humanidade caída em pecado. Tudo como elementos do plano de Deus que culminará com a festa das bodas do Cordeiro.

3. É UM MISTÉRIO PROFUNDO.
"32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito." Ef 5:32-33.
Cristo deixou a Sua Glória e veio a este mundo assumindo as limitações de tornar-se um ser humano, para cumprir os propósitos eternos da Trindade. Ele é o homem que deixou o Pai e veio unir-se a sua esposa, a igreja, tornando-se uma só carne com ela.
Diversas vezes a Bíblia usa a expressão "em Cristo", que mostra esta união. Por exemplo: "20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Gálatas 2:20
"4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, Efesios 2:4-6
Já estamos unidos com Cristo, apenas aguardando o dia das bodas do Cordeiro.
Outra parte deste ministério é que, no casamento judaico, na época de Cristo, havia um período entre o casamento e a união de corpos. No caso do nascimento de Cristo, fica evidente  que José e Maria já estavam casados, mas ainda não tinham união dos seus corpos. Da mesma forma, a igreja, como noiva de Cristo, já está desposada com Ele, apenas aguardando a festa das bodas do Cordeiro. Sem dúvida, há mistérios nas relações de Deus, mas o que queremos salientar é  a importância que Deus dá ao casamento, comparando-o com o relacionamento entre Cristo e a Igreja.
Casamento não é brincadeira. Infelizmente, hoje em dia, o pessoal dá mais importância aos aspectos físicos da cerimônia do que os aspectos espirituais. Muitos pensam apenas na roupa dos noivos, na decoração do local, nos componentes da festa e se esquecem de concentrar o seu casamento na vida espiritual, que é a mais importante.
Fonte: 40 Dias de Jejum e Oração - A Família Inabalável, pg. 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário